5 ANOS DOS GUERREIROS DO PASSO

Neste dia 01 de setembro de 2010 o Guerreiros do Passo completará cinco anos de vida. Para celebrar a data, os organizadores do grupo programaram fazer o lançamento de duas ações culturais, as quais serão divulgadas agora.
Uma delas é a fundação de um jornal, tablóide que terá circulação mensal e conterá matérias e textos relacionados as nossas manifestações populares e tudo sobre a arte do passo e do frevo pernambucano.
O jornal chama-se O PASSO, órgão informativo, crítico e literário da Troça Carnavalesca Mista O Indecente, agremiação fundada pelos os mesmos criadores do Guerreiros do Passo.
A publicação do nº 1 do jornal será exatamente neste dia 01 de setembro, data de aniversário dos Guerreiros, e, já neste primeiro número traz uma matéria especial sobre os cinco anos do grupo, contando em detalhes a trajetória dos professores que deram início a idéia de propagação da metodologia do Mestre Nascimento do Passo em praças e ruas da cidade.
O jornal terá distribuição gratuita, e os exemplares poderão ser encontrados nos principais pontos culturais da cidade a partir das primeiras horas do dia 01 de setembro. Além destes pontos, integrantes dos Guerreiros do Passo estarão circulando nesta quarta-feira por Olinda e Recife distribuindo os exemplares.
A outra ação programada para comemorar este momento especial de aniversário, é a realização do 1º  CURSO DE PORTA-ESTANDARTE DOS GUERREIROS DO PASSO.
O curso, que já tem atividades programadas, acontecerá aos sábados, em encontros regulares, duas vezes por mês até o próximo ano. Quem estará à frente das aulas será um dos mais célebres e prestigiados artistas do ramo, considerado atualmente como um dos maiores porta-estandartes que o Recife já teve: Fernando Zacarias. Com a experiência de ter passado por agremiações da dimensão de Abanadores do Arruda, Madeiras do Rosarinho, Pás Douradas, e ser o primeiro a empunhar o pavilhão do Clube de Máscaras Galo da Madrugada, Zacarias, fornecerá todo o seu conhecimento e incentivará a prática desta arte por profissionais que cada vez mais vem desaparecendo dos nossos olhos.
Os utensílios, trajes, manejos e a conduta do porta-estandarte serão os principais temas abordados, contando ainda, com parte teórica sobre a história dos pavilhões e sobre a figura principal que o conduz.
A primeira aula está marcada para sábado, dia 11 de setembro, iniciando-se às 15 horas, no local de atividades dos Guerreiros do Passo, na Praça Tertuliano Feitosa, bairro do Hipódromo – Recife.
O curso é gratuito e todos podem se inscrever a partir dos 16 anos. No final será dado certificado aos alunos que obtiverem maior aproveitamento.
Estas são as mais recentes atividades comandadas pelos Guerreiros do Passo, fazendo parte das comemorações dos 5 anos do grupo.

Nenhum comentário: