Estandartes

Os estandartes expressam a origem e representam de forma simbólica os acontecimentos e as conquistas pelas quais passam ao longo dos anos as agremiações. E a Troça O Indecente não ficando de fora desta tradição, já acumula quatro pavilhões em sua trajetória de vida.
O primeiro foi confeccionado em 2003, a poucas horas da realização do primeiro desfile. Pode-se observar nele os materiais arranjados e a maneira improvisada na sua confecção, como uma tentativa de assemelhá-lo aos tradicionais do nosso carnaval. Constituído de um pano de saco, apresenta na parte central um pequeno garrafão de água mineral cortado ao meio com uma extensão semelhante à de um cano de PVC, fazendo alusão à história que deu origem a criação da troça. Na parte inferior, galhos de árvores e uma flor artificial servem como adorno.
Em cima, escrito em cordão de agave os dizeres abreviados: T. C. M., e em forma curvada, escrito O Indecente. Este estandarte já não mais sai às ruas no carnaval, pois sua frágil composição impede as manobras que o porta-estandarte realiza.###############################
####################################
O segundo estandarte segue a linha do primeiro. Criado em 2005 com materiais alternativos, busca mais uma vez simbolizar a origem da troça e demonstra uma maior preocupação com a organização dos ornamentos e a escolha de uma tonalidade mais forte como representação.
Este estandarte agora só existe em fotos, pois, não suportou as condições de armazenamento impróprias, condição esta, normal para uma agremiação que não tem sede própria e tem dificuldade de salvaguardar seu acervo.
####################################
Ainda no ano de 2005 os diretores procuraram se organizar para encomendar o primeiro estandarte de modelo tradicional, luxuoso, utilizando materiais comuns aos pavilhões do carnaval pernambucano. Este estandarte emprega o clássico veludo, com a tonalidade roxa. Têm ainda, aplicações de pedrarias na cor vermelha e elementos dourados como ornamentação. #####################
####################################################################
No seu centro, uma pintura feita à mão representa o local exato do banheiro “indecente”, e a presença de um homem usando o mesmo. Contornam o desenho as sementes da cevada, e em forma de faixas a data de fundação da troça, com sua particular denominação.
Este estandarte é do o carnaval de 2006, e foi confeccionado pelo artesão olindense, conhecido como Lula do estandarte.

Finalizando nossa exposição sobre os estandartes da Troça O Indecente, apresentamos agora este belo modelo de pavilhão. Este exemplar da nossa coleção tem significados que todos devem conhecer e apreciar, principalmente por sua intenção histórica e simbólica. Ele foi planejado e montado para o carnaval de 2007, utilizando estudos de numerologia. O modo de distribuição dos adereços, números, cores e dizeres, visavam de alguma forma proporcionar um conjunto harmônico que atraísse boas energias para a agremiação, além de possibilitar uma existência próspera nos anos seguintes. Ao mesmo tempo, o estandarte celebra a passagem dos 100 anos do Frevo, comemorado no ano de 2007.
Os estudos numerológicos são do professor Jorge Luis Nabarrete, paulista, morador de São Paulo. O artista responsável pela montagem e confecção é Luciano Amorim, pernambucano, professor de dança. Residente atualmente na cidade de São Paulo.