Frevo Nº 1

Seguindo uma importante tradição do nosso carnaval, a Troça Carnavalesca Mista O Indecente inclui agora no seu acervo o primeiro frevo composto em sua homenagem.
O responsável por este célebre feito é Geraldo Silva, compositor e presidente do Clube Carnavalesco Os Inocentes, do bairro da Mustardinha - Recife. Geraldo é um talentoso autor na nova geração de compositores pernambucanos, e, acumula hoje, um conjunto de excelentes frevos de rua, muitos deles já inseridos em trabalhos fonográficos da cidade, como os do CEMCAPE - Centro da Música Carnavalesca de Pernambuco, liderado pelo também compositor e radialista Hugo Martins.
Composto em meados de 2007, o frevo leva o mesmo nome que deu origem a troça - INDECENTE, apresentando em sua melodia a união de elementos sonoros marcantes, a síntese da euforia dos foliões e a força dos autênticos passistas de rua. Esta bela composição instrumental recebeu ainda os arranjos de Edson Cunha, outro respeitável artista da música carnavalesca.
O Indecente teve sua primeira execução pública realizada em 2008, no tradicional desfile da troça no bairro do Hipódromo e, neste mesmo ano, foi incorporado ao repertório da Orquestra do Maestro Oséas, fanfarra que acompanha há alguns anos o cortejo da agremiação.

O mais interessante disso tudo, é que em pouco tempo de vida o frevo já foi levado à estúdio e gravado por um dos melhores maestros pernambucanos, o Maestro Mendes. Mendes conheceu o frevo numa visita feita a Geraldo Silva, quando estava preparando o repertório do seu álbum. Naquele momento, afirmou a qualidade da música e assegurou que certamente o gravaria. Mendes & sua Orquestra é o título do CD lançado em janeiro de 2009 que reúne 16 frevos inéditos, todos instrumentais. Indecente faz parte da faixa 8 do disco que, conta ainda, com mais três músicas assinadas por Geraldo Silva.
A criação do frevo foi o resultado de um pedido feito pelo presidente da Troça O Indecente, Eduardo Araújo ao dirigente do Clube Os Inocentes, Geraldo Silva. A aproximação destes dois se deu no carnaval de 2005, quando a troça enviou alguns dos seus passistas para o desfile do Clube Os Inocentes no bairro da Mustardinha. A partir daquele instante, formou-se uma bela amizade entre as duas instituições e Geraldo Silva passou também a fazer parte da festa realizada no bairro do Hipódromo, sendo um dos foliões mais animados que podia ser visto do desfile da Troça.
Este admirável amante do carnaval, além de trazer sua alegre presença, tornou-se um importante colaborador da agremiação, disponibilizando do seu Clube fantasias, alegorias, porta-estandartes e, especialmente, o seu principal destaque, o luxuoso José Roberto.
Toda a convivência com o carnaval do bairro do Hipódromo fez brotar em Geraldo a inspiração certa para produzir o tão esperado poema musical, que carinhosamente, aprendemos a chamar de frevo Indecente, o Frevo Nº 1 da Troça Carnavalesca Mista O Indecente.
Indecente e Inocentes, termos que na teoria não se relacionam, são absolutamente incompatíveis, na prática, transformou-se em uma parceria extraordinária entre duas agremiações, criando um laço forte em defesa da nossa mais genuína manifestação popular, o carnaval.
Você pode ouvir na íntegra o frevo Indecente aqui no Blog da troça. É só executar o player instalado na parte direita da página. Aproveite!