O Boneco

Boneco do Mestre Nascimento do Passo
O Boneco Gigante que os foliões da Troça O Indecente conhece e acompanha há alguns anos, simboliza uma homenagem ao famoso passista de frevo Nascimento do Passo.
Francisco do Nascimento Filho, o Mestre Nascimento, foi um dos mais importantes incentivadores da fundação Troça, e uma figura cultural indispensável na formação dos integrantes do Guerreiros do Passo.
Confeccionado no ano de 2007, pelo renomado artista bonequeiro Sílvio Botelho, o boneco, neste mesmo ano, fez parte de uma emocionante homenagem que a agremiação prestou ao Mestre no tradicional desfile que acontece no bairro do Hipódromo-Recife.
Além da presença do Mestre e da exposição dos elementos tradicionais do carnaval de rua, a festa contou ainda com a participação de integrantes dos Caboclinhos Sete Flechas e mais de 50 passistas, entre ex-alunos do mestre e professores formados por ele.
A criação do boneco era uma vontade de muito tempo do Mestre, por isso, a Troça O Indecente, através do Guerreiros do Passo, possibilitou sua realização em 2007, ano do Centenário do Frevo. Em 2008, na terça-feira de carnaval, o calunga foi o destaque no desfile dos bonecos gigantes de Olinda, e também, chegou a ser levado para uma apresentação nas ruas históricas da cidade de Salvador-BA, fazendo parte de um trabalho com o grupo de dança Guerreiros do Passo.
Para todos que compõem a troça O indecente é um orgulho ter tido a oportunidade de prestar este tributo ao mestre em vida e, mais ainda, saber que o boneco faz parte do acervo da agremiação, o que possibilitará uma eterna homenagem nos desfiles dos carnavais que estão por vir.